Início > TDD, Teste de Software > Test-driven Development (TDD) em Curitiba

Test-driven Development (TDD) em Curitiba

Cansado de ver seus códigos funcionarem em um momento, e no dia seguinte a mesma rotina não funcionar. Sempre sente receio em refatorar uma funcionalidade já implementada com medo de alguma coisa do outro lado do projeto simplesmente parar de funcionar?

Parece brincadeira, mas uma pesquisa feita em 2002 pelo Departamento de Comércio do EUA afirmar que falhas em software causam em torno de 60 bilhões de dolares em prejuízo por ano! Ou seja, você está muito longe de ser o único sortudo que sofre de mal, muito pelo contrário, defeitos em software vão sempre existir. O que podemos fazer é um esforço para tentar minimizar a existência desses defeitos, ou, simplesmente indentifica-los e remove-los de forma mais segura e eficaz.

Mas como fazer isso, levando em consideração toda a heterogeniedade entre as arquiteturas, linguagens, ou simplesmente, especificações de software?

Uma metodologia ágil que vem ganhando destaque e notoriedade nesse contexto é o Test-driven Development, também conhecido como TDD. Em resumo, o TDD é uma outra maneira de elaborar projetos de software, baseado em pequenas iterações que valorizam primeiramente a escrita do teste, para posteriormente ser escrito o código. Achou interessante? Já ouviu falar, mas nunca colocou em prática?

Se tiver interesse e se estiver em Curitiba nos próximos dias, no ENECOMP vou apresentar uma visão geral sobre essa metodologia, com uma linguagem simples e direta, sem toda a burocracia da engenharia de software. De quebra, ainda tem a aplicação de um pequeno estudo de caso. Mas se você não estiver em Curitiba, ou não poder ir ao evento, na próxima terça-feira (08/09) eu compartilho a apresentação no blog, e eventuais dúvidas podem ser tiradas por aqui mesmo.

Abraços, e até breve.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: