Início > Desenvolvimento > A síndrome beta

A síndrome beta

Voltando para o mundo corporativo, vivencio novamente aquilo que eu já havia, em partes, esquecido. Produto sendo entregue com baixa qualidade, prazos não realísticos, processos burocráticos que mais atrasam do que aceleram o time. Essa avalanche de maus cuidados acaba  em quem está no final da cadeia alimentar: os desenvolvedores.

A vivência na academia me mostrou muitas coisas, dentre as quais: Não importa qual o trabalho que você pretende desenvolver, se ele não estiver bem (leia-se *muito* bem) fundamentado, avaliado e testado, você não terá impacto com ele. Nesse caso o usuário (algum  avaliador do seu projeto) será critico o bastante para mencionar que a sua abordagem não está plenamente segura. Métodos, métricas e algoritmos são construídos tão somente com esse propósito, e grande parte do tempo para elaboração destes trabalhos está na avaliação destas medidas de resultados.

Voltando para o meio empresarial, acontece o que eu  chamo de síndrome beta. Algo que está longe de estar pronto, mas é passado para o cliente sob o status de beta , e caso algum problema aconteça, este estaria previamente justificado. Irônico, não?  Quem por volta e meia passa no blog, percebe o quanto eu bato na tecla na questão do teste de software. Muitos simplesmente dizem que tanto estudo é desnecessário. Concordo também que a aplicação de métricas de software é custoso e exige bastante esforço. Mas se abster é jogar a responsabilidade para aqueles que tem o único compromisso de utilizar, e não avaliar o que foi feito.

Parte desse problema é ideológico. Explico. Empresas e gerentes tratam desenvolvimento de software como um processo de fábrica,  inibindo a capacidade de criação e investigação, tão valiosas em um meio que respira dinamismo e inovação. Aplicando esse modelo, espera-se encurtar prazos, aumentando o hall de cliente.

Mas com o curto tempo,  como pensar em testes ou inovação?  O processo deveria ser tratado como uma tarefa artesanal, e não mecânica.

Anúncios
Categorias:Desenvolvimento
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: